Características científicas das injeções de preenchimento dérmico de ácido hialurônico

Características científicas das injeções de preenchimento dérmico de ácido hialurônico

Resumo

As injeções de preenchimento dérmico com ácido hialurônico são um dos procedimentos cosméticos não invasivos mais comuns realizados atualmente, e este artigo discutirá brevemente as características distintivas de vários preenchimentos dérmicos.

Características científicas das injeções de preenchimento dérmico de ácido hialurônico
preenchimentos de ácido hialurônico
As injeções de preenchimento dérmico com ácido hialurônico são um dos procedimentos cosméticos não invasivos mais comuns realizados atualmente. Existem muitas variedades diferentes de preenchimentos de ácido hialurônico no mercado, por isso é importante entender as diferenças para que você possa escolher a melhor opção para o seu paciente. Os preenchimentos de ácido hialurônico são geralmente seguros, mas podem causar complicações graves, especialmente se usados incorretamente; a maioria das complicações é reversível se detectada e tratada precocemente.

O HA é um açúcar natural que pode reter 1.000 vezes o seu volume de água. Ele fortalece a pele e auxilia na comunicação célula a célula. Na sua forma não modificada (não reticulada), o ácido hialurônico natural tem meia-vida de aproximadamente 24 horas antes de ser decomposto enzimaticamente pela hialuronidase e metabolizado no fígado.

Este artigo discutirá brevemente as características distintivas de vários preenchimentos de ácido hialurônico . Continue lendo para saber mais.

Concentração de Ácido Hialurônico

Preenchimentos com alta concentração de ácido hialurônico apresentam maior volume, viscosidade e firmeza/dureza, além de maior duração, do que o mesmo AH com menor concentração. Teoricamente, quanto maior a concentração de ácido hialurônico em um preenchimento, mais duro será o preenchimento e mais durará. Os preenchimentos são rotulados como contendo uma certa quantidade de ácido hialurônico mg/mL; este número inclui ácido hialurônico reticulado e não reticulado. Somente o ácido hialurônico reticulado ajuda a prolongar a vida útil dos preenchimentos, pois o ácido hialurônico não reticulado se degrada em aproximadamente 24 horas. O ácido hialurônico não reticulado é frequentemente adicionado aos preenchimentos dérmicos para torná-los mais fáceis e suaves de extrair da seringa. Embora a concentração de ácido hialurônico em um preenchimento dérmico seja importante, outros fatores também entram em jogo quando se considera a longevidade, incluindo a quantidade de reticulação, viscosidade/capacidade de espalhamento, dureza e coesão.

Links Cruzados

O HA é rapidamente degradado pelas enzimas hialuronidases que ocorrem naturalmente. Para prolongar a longevidade, o ácido hialurônico é quimicamente modificado e “reticulado” para formar um hidrogel. Quanto maior a percentagem de reticulação, mais forte será o produto e durará mais tempo, mas será menos flexível.

A reticulação química mantém as cadeias de ácido hialurônico unidas, mas nem todas as reticulações estão completas. Conforme mostrado na imagem, as ligações cruzadas completas combinam pelo menos duas cadeias diferentes de ácido hialurônico, enquanto as ligações cruzadas incompletas (também chamadas de ligações cruzadas pendentes porque se parecem com pingentes de um colar) se fixam apenas a uma corrente. A estabilidade e a duração da reticulação pendente são inferiores às da reticulação completa. Os profissionais não têm como saber até que ponto a ligação cruzada está completa ou incompleta; portanto, quando a bula afirma que um produto é 11% reticulado, esta informação pode ser enganosa.

G Prime ou Módulo Elástico

A dureza de um produto ou G' (G prime) é uma medida da dureza do gel. Define a resistência total do gel à deformação, ou a quantidade de tensão necessária para produzir uma determinada quantidade de deformação. É medido colocando o gel em uma placa, depois colocando uma segunda placa em cima dela e aplicando uma força lateral. Quanto maior o G' de um produto, mais difícil ele é. O módulo de elasticidade, juntamente com outros fatores, como a coesão do produto, determina a colocação adequada dos preenchimentos de ácido hialurônico. Por exemplo, géis com G' mais alto (como Restylane Lyft) são mais rígidos e resistentes a movimentos faciais dinâmicos. Esses produtos proporcionam melhor sustentação e devem ser usados em linhas mais profundas, como sulcos nasolabiais e sulcos nasais, além de levantar sobrancelhas laterais ou corrigir a ponte e a ponta do nariz. Baixo-G '   produtos, como Juvederm Volbella, são normalmente usados em áreas que exigem um produto mais macio, como lábios, canais lacrimais ou linhas finas e rugas superficiais.

Espalhabilidade/viscosidade

A viscosidade complexa (≈ã) é definida como a resistência ao fluxo. O ácido hialurônico reticulado é mais viscoso que o ácido hialurônico natural e produtos com viscosidade complexa mais alta são difíceis de espalhar. Produtos com menor viscosidade têm maior capacidade de fluir e se espalhar pelos tecidos. Idealmente, um produto para barrar será usado em grandes áreas que precisam ser macias, como bochechas.

Coesão

A coesão tem a ver com as forças entre as partículas de um material, permitindo que ele adira a si mesmo. Isto define a propriedade do gel de se espalhar no tecido (baixa viscosidade) ou permanecer intacto (alta viscosidade) quando injetado. Além da viscosidade, isso permite que o preenchimento de ácido hialurônico se molde facilmente após a injeção, sem causar a quebra do gel.

Fácil de apertar

A força de compressão é importante porque a força com que o ácido hialurônico sai da seringa afeta o risco de hematomas e danos aos tecidos e oclusão dos vasos. O design da seringa, a adição de ácido hialurônico não reticulado ao preenchimento, o calibre da agulha usado e a quantidade de pressão que o esteticista aplica ao êmbolo afetam a força de extrusão.

Complicações das injeções de preenchimento dérmico de ácido hialurônico

Hematomas e inchaço são complicações comuns das injeções de preenchimento dérmico de ácido hialurônico. O risco de hematomas pode ser reduzido pedindo aos pacientes que evitem AINEs, aspirina, salmão, chá verde, vitamina E e outros anticoagulantes durante 10 dias antes da injeção. Hematomas e inchaço também podem ser reduzidos com cuidados adequados com a pele antes e depois da cirurgia. Usar pressão suave, evitar vasos sanguíneos, usar técnicas de massagem cuidadosas e alertar os pacientes para evitar calor, pressão e exercícios por 48 horas após a cirurgia pode ajudar a minimizar complicações.

A seguir estão complicações graves que podem resultar de injeções de preenchimento. Antes de injetar um paciente, você deve saber como lidar com o seguinte:

Oclusão Vascular. O dano vascular é a complicação mais grave associada às injeções de preenchimento dérmico. A oclusão arterial pode ser causada pela embolização do material de preenchimento diretamente na artéria, manifestando-se imediatamente como branqueamento da pele e dor. Se não for tratada, pode resultar na perda de tecido profundo por necrose ou, pior, perda de visão.

A oclusão da veia, por outro lado, pode ser causada pela injeção de grandes quantidades de preenchimento em uma pequena área. Isto pode se manifestar como dor prolongada e inchaço com descoloração escura. Os danos aos vasos sanguíneos podem ser evitados através da compreensão da anatomia facial e da profundidade adequada da injeção, bem como de técnicas de injeção mais lentas usando pressão mínima; pequenas injeções em bolus também são recomendadas. O tratamento inclui injeções de hialuronidase, calor, massagem e aplicação de pasta de nitroglicerina na área afetada.

Formação retardada de nódulos. Os nódulos de início tardio apresentam-se como massas subcutâneas não voláteis, geralmente localizadas na derme ou no espaço subcutâneo. Estas podem aparecer semanas a meses após a injeção e podem ser causadas por uma infecção ou reação autoimune. Esses nódulos são muito perturbadores e podem desfigurar o paciente.

Alguns nódulos são causados por agregados de bactérias secretoras de polímeros que formam biofilmes nos materiais injetados e fazem com que estes adiram de forma irreversível ao produto. Este biofilme não apenas cria nódulos inflamatórios, mas também pode liberar bactérias no tecido circundante, causando infecção ou outros nódulos inflamatórios. Isto pode ser evitado utilizando uma técnica asséptica durante as injeções e uma revisão completa da história do paciente.

Alguns nódulos são causados pela ativação do sistema imunológico. Não temos certeza por que isso está acontecendo. Portanto, não injete preenchimentos de ácido hialurônico em pacientes que tenham recebido vacinas nas últimas duas semanas. Muitos médicos acreditam que isso pode aumentar a chance de reações de hipersensibilidade do tipo retardado. O tratamento desses nódulos está além do escopo deste artigo.

Angioedema. Alguns pacientes podem desenvolver reações alérgicas mediadas por IgE a preenchedores injetados. É caracterizada por inchaço, eritema, dor e coceira observados em reações alérgicas. Isso geralmente ocorre uma hora após a injeção, mas pode durar várias semanas. O angioedema geralmente se resolve com anti-histamínicos, mas os casos refratários podem exigir tratamento com prednisona oral. O angioedema rapidamente progressivo deve ser monitorado de perto porque pode levar à obstrução das vias aéreas.

Generalizar

Com as injeções de preenchimento de ácido hialurônico ganhando popularidade rapidamente, um amplo conhecimento dos preenchimentos dérmicos é fundamental para qualquer cosmético injetável. Para obter resultados ideais, os fornecedores de cosméticos e injetores precisam ter um conhecimento profundo da anatomia facial, um conhecimento profundo da reologia do preenchimento dérmico e a capacidade de evitar, reconhecer e gerenciar possíveis complicações.

O texto acima apresenta brevemente as características distintivas de diferentes preenchimentos de ácido hialurônico. Se você deseja fazer um pedido ou está procurando um fabricante confiável de produtos de ácido hialurônico, entre em contato conosco .

Hyamax é um fabricante profissional de produtos de ácido hialurônico personalizado . Comprometidos com a segurança, eficácia e inovação, nossos produtos são rigorosamente testados e aderem a rígidos padrões regulatórios para garantir o mais alto nível de qualidade e satisfação do paciente. Se você deseja melhorar os contornos faciais, restaurar o volume ou suavizar rugas, os preenchimentos dérmicos de ácido hialurônico Hyamax fornecem resultados duradouros e de aparência natural. Contate-nos em algum lugar e experimente a diferença em uma estética superior. Nossa equipe de especialistas tem muitos anos de experiência em dermatologia, cirurgia plástica e farmacêutica, e somos apaixonados por usar nosso conhecimento para criar produtos que façam uma diferença real na vida das pessoas. Continuamos a ultrapassar os limites da medicina estética e temos orgulho em oferecer uma gama de tratamentos que são apoiados por evidências científicas e comprovadamente seguros e eficazes.